Atendimentos da Saúde passam por mudanças a partir de julho em Tapejara || 100e7 FM - A Rádio do Seu Coração
Boone´s Restaurante Abril
SAÚDE

Atendimentos da Saúde passam por mudanças a partir de julho em Tapejara


POR: Rádio 100e7
29-06-2022 - 10:44
COMPARTILHAR
icon-facebook icon-twitter icon-whatsapp


Pixabay


Os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde de Tapejara vão passar por mudanças. A Secretaria da Saúde do município comunicou sobre a nova forma de prestação de serviços, que começa a valer a partir do dia 4 de julho. Entre as mudanças, dois pontos principais se destacam: a alteração no sistema de fichas e o suporte exclusivo aos imigrantes estrangeiros em uma UBS.



Essas mudanças têm o objetivo de melhorar as condições de assistência prestadas pelos profissionais da saúde, sendo mais diretos e humanizados, como explica a coordenadora médica Meiruele Machado Pozzer. “A partir do mês que vem as nossas Unidades Básicas de Saúde não irão mais funcionar pelo sistema de fichas. Vamos passar a ter um funcionamento por agendamento, por meio de telefone e WhatsApp. Caso a pessoa não tenha acesso, pode ir presencialmente no seu posto para marcar a consulta. As pessoas vão fazer o seu agendamento para consulta de um dia anterior para o próximo dia, na unidade a qual pertencem”. Atualmente as consultas de pediatria, ginecologia e ortopedia funcionam dessa forma, e a ideia é migrar todos os atendimentos disponíveis à população - inclusive clínico geral. As fichas e as filas não vão mais existir. Diariamente são disponibilizados 20 agendamentos em cada Unidade, sendo 10 em cada turno.


Atendimento específico à imigrantes


Com tamanha oferta de emprego, e cada vez mais a cidade de Tapejara se aprimorando na industrialização, muitos imigrantes enxergaram no Brasil a possibilidade de um novo recomeço. E como trabalhadores e cidadãos de seu novo país, é obrigação dessa nova pátria proporcionar uma condição de atendimento adequada. “Desenvolvemos a criação da Central de Atendimento ao Imigrante estrangeiro. Eles vão receber um suporte em uma única UBS de referência. Ela não vai funcionar por agendamento pelo fato de não termos uma pessoa capacitada para ter uma comunicação adequada, por conta da diferença de idiomas. Nesse caso sim o atendimento de fichas acontece. Serão 24 atendimentos disponíveis diariamente aos imigrantes.”, finaliza a Doutora.


Os servidores da saúde já passam por treinamento para adequação do novo formato. Todas as UBS funcionam das 7h30 às 11h30, e das 13h às 17h. Mais informações: (54) 3344-5200

MAIS LIDAS DA SEMANA

MAIS LIDAS DA SEMANA

VER MAIS NOTÍCIAS

OPINIÃO