Street Fighter 35 anos: lembre os principais personagens e jogos || 100e7 FM - A Rádio do Seu Coração
Rakim
GAMES

Street Fighter 35 anos: lembre os principais personagens e jogos


12-08-2022 - 12:55
COMPARTILHAR
icon-facebook icon-twitter icon-whatsapp


Camila Hermes


A franquia Street Fighter pode ser considerada como uma das mais bem-sucedidas da história dos jogos eletrônicos. Aquele jogo de luta que começou nas clássicas máquinas de fliperama evoluiu e atualmente, 35 anos depois de seu lançamento, atravessa gerações e acumula uma legião de fãs.

Ao todo, são seis games canônicos da série, que conta com personagens únicos que encantam desde o seu surgimento.

Os principais personagens de Street Fighter



Ao longo de 35 anos, Street Fighter contou com dezenas de personagens importantíssimos para a história e o desenvolvimento do jogo. Aqui, separamos os oito mais marcantes entre os gamers nostálgicos do Brasil.


Ryu
Guerreiro japonês e mestre do estilo Shotokan, domina o golpe do dragão e a difícil manobra do hadouken, o mais icônico dos golpes de jogos de luta. Protagonista da franquia Street Fighter, é o personagem mais popular, muito por conta do seu golpe principal: o Hadouken. Ryu, ao longo dos anos, se tornou um verdadeiro símbolo da cultura pop. Ele é o personagem mais longevo da história dos jogos de luta.


Chun-Li

Primeira personagem mulher jogável a aparecer nos jogos de luta. Chun-Li estreou em Street Fighter II (1991). Foi a primeira personagem feminina jogável a aparecer em um jogo de luta para ganhar reconhecimento popular.


Ken
Criado para ser o rival de Ryu, Ken Masters segue uma personalidade no estilo bad boy americano. O personagem chegou à franquia como o principal personagem do Ocidente, e conta com o seu golpe característico, o Shoryuken, um soco de baixo para cima. Ele veio à jogo para rivalizar com Ryu.


Guile
Símbolo militar do jogo, Guile luta em uma base aérea nos Estados Unidos. Seu golpe principal é o Sonic Boom, no qual o personagem dispara um grande projétil de energia na direção do inimigo. O capitão usa um cabelo estilo moicano, calças camufladas, regata verde. Entre seus golpes estão as piruetas, a rasteira dupla e o soco girando o corpo.


M.Bison
Introduzido em Street Fighter II, o personagem é um dos principais vilões do jogo. O antagonista da série é conhecido pela luta final, que passou na série de animação do jogo, foi o ditador derrotado pelo poderoso Hadouken de Ryu.


Vega
Também conhecido como Claw, o lutador espanhol utiliza uma máscara e têm garras, que o propõe um estilo de luta pessoa que combina as touradas de seu país natal combinado com um ninjutsu (golpe de guerrilha utilizado por ninjas).

Dhalsim

O indiano, inspirado na divindade hindu Ganesha, utiliza um colar de caveiras. Elefantes compõem o cenário. Magrelo, o indiano cospe bolas de fogo "yoga fire" e estica braços e pernas para atingir o oponente.


E. Honda
Lutador de sumô, transformou sua casa numa casa típica de banho do Japão e bem no centro montou o tradicional campo de batalha de sumô. Com o rosto pintado, Honda, de movimentos lentos, mas com grande potência, tinha no seu golpe usando a mão em alta velocidade - o som característico - "huhuhuhuh"- podia derrotar o adversário em segundos.

Blanka
Blanka, o homem-fera, é o lutador brasileiro dentro do torneio. Isso o transformou num ícone no país. O monstro de pele verde e cabelos laranja tem a selva amazônica como cenário. Seus poderes - ondas de choque emitidas pelo corpo e mordida no rosto - têm grande força destrutiva. Ele usa um jeans rasgado.


Zangief
O personagem luta pela pátria russa. Seu local de combate é uma antiga refinaria de petróleo. Ele conhece a luta-livre. É amigo do ex-presidente russo Mikhail Gorbatchov, no final eles, juntos, fazem um número da clássica dança russa Trepak. Ele veste calção e botas de luta-livre de cor vermelha. Possui cicatrizes no corpo. Tem uma força bruta, é corpulento e nada amigável.


Edições de Street Fighter e consoles no Brasil


O Street Fighter VI será o próximo jogo da famosa franquia de videogames. O lançamento está previsto para 2023. Segundo a Capcom, um dos objetivos da empresa é atrair novos usuários que não costumam jogar o tradicional game que iniciou lá na época das casas de fliperama.

O projeto do primeiro Street Fighter foi concluído em 1987, pela Capcom. Lançado inicialmente para fliperamas, o pioneiro na série de videogame não emplacou como as outras produções seguintes.


Street Fighter II - The World Warrior
Foi lançado em 1991 para os fliperamas, e também foi disponibilizado para os consoles posteriormente. Foi esse jogo que alavancou o sucesso da franquia que completa 35 anos em 2022.


Street Fighter III-3rd Strike

A terceira versão chegou aos fliperamas em 1999, com a novidade de diversos personagens integrados as opções de lutadores. Foi o último jogo da franquia a utilizar um visual 2D.


Street Fighter IV
Depois de alguns jogos à parte da contagem numérica padrão, essa versão foi lançada, em 2008, para Xbox 360, PlayStation 3 e computadores. Na época, o Nintendo já era considerado ultrapassado para muitos especialistas em jogos eletrônicos, mas a conversão para os consoles da empresa tiveram bons resultados.


Street Fighter V-Champion Edition
Lançado em 2020 para PlayStation 4 e computadores, chamou a atenção pelo modo história à parte das lutas, no qual os jogadores podem selecionar os personagens para utilizar nos confrontos.

MAIS LIDAS DA SEMANA

MAIS LIDAS DA SEMANA

VER MAIS NOTÍCIAS

OPINIÃO