O Farmácia Popular do Brasil ampliou seus serviços para incluir a distribuição gratuita de absorventes em parceria com a Rede de Farmácias São João, visando atender mulheres em situação de vulnerabilidade. Isso inclui populações em situação de rua e unidades prisionais, como parte do Programa Dignidade Menstrual. A iniciativa busca reduzir desigualdades e promover a saúde física e mental dessas populações, oferecendo acesso a um item essencial de higiene pessoal.
O acesso aos absorventes é direcionado a brasileiras ou estrangeiras residentes no país, com renda familiar mensal de até R$218 por pessoa. Para estudantes de instituições públicas cadastradas no CadÚnico, a renda familiar mensal por pessoa pode ser de até R$706. Cada pessoa tem direito a retirar 40 unidades a cada dois ciclos menstruais, o que representa um período de 56 dias. Para menores de 16 anos, a retirada deve ser feita pelo responsável legal, garantindo um acesso equitativo a esse recurso essencial.
Essa medida visa enfrentar as barreiras econômicas que afetam o acesso a produtos menstruais e promover a dignidade menstrual entre populações vulneráveis. Com essa iniciativa, o programa não só oferece um item essencial de higiene pessoal, mas também busca garantir que mulheres em situação de vulnerabilidade tenham acesso a condições básicas de saúde e bem-estar.
Documentação para retirar os absorventes:
Documento de identificação oficial com foto e número do CPF ou documento de identidade em que conste o número do CPF.
Autorização do Programa Dignidade Menstrual, em formato digital ou impresso, que deve ser emitida via aplicativo ou site do Meu SUS Digital.
Para quem não têm acesso à internet, a impressão da Autorização do Programa Dignidade Menstrual pode ser feita nas Unidades de Saúde (UBS) ou Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximos.