🎧  Ouça AGORA 100e7 FM
economico
CIDADANIA

Absorventes gratuitos do Programa Farmácia Popular estão disponíveis


01-03-2024 - 16:20
COMPARTILHAR
icon-facebook icon-twitter icon-whatsapp

O Farmácia Popular do Brasil ampliou seus serviços para incluir a distribuição gratuita de absorventes em parceria com a Rede de Farmácias São João, visando atender mulheres em situação de vulnerabilidade. Isso inclui populações em situação de rua e unidades prisionais, como parte do Programa Dignidade Menstrual. A iniciativa busca reduzir desigualdades e promover a saúde física e mental dessas populações, oferecendo acesso a um item essencial de higiene pessoal.


O acesso aos absorventes é direcionado a brasileiras ou estrangeiras residentes no país, com renda familiar mensal de até R$218 por pessoa. Para estudantes de instituições públicas cadastradas no CadÚnico, a renda familiar mensal por pessoa pode ser de até R$706. Cada pessoa tem direito a retirar 40 unidades a cada dois ciclos menstruais, o que representa um período de 56 dias. Para menores de 16 anos, a retirada deve ser feita pelo responsável legal, garantindo um acesso equitativo a esse recurso essencial.


Essa medida visa enfrentar as barreiras econômicas que afetam o acesso a produtos menstruais e promover a dignidade menstrual entre populações vulneráveis. Com essa iniciativa, o programa não só oferece um item essencial de higiene pessoal, mas também busca garantir que mulheres em situação de vulnerabilidade tenham acesso a condições básicas de saúde e bem-estar.

Documentação para retirar os absorventes:

Documento de identificação oficial com foto e número do CPF ou documento de identidade em que conste o número do CPF.


Autorização do Programa Dignidade Menstrual, em formato digital ou impresso, que deve ser emitida via aplicativo ou site do Meu SUS Digital.


Para quem não têm acesso à internet, a impressão da Autorização do Programa Dignidade Menstrual pode ser feita nas Unidades de Saúde (UBS) ou Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximos.

MAIS LIDAS DA SEMANA

MAIS LIDAS DA SEMANA

VER MAIS NOTÍCIAS