Temporal causa estragos em Erechim , Barão de Cotegipe e Passo Fundo || 100e7 FM - A Rádio do Seu Coração
🎧  Ouça AGORA 100e7 FM
Economico Dia E
CLIMA

Temporal causa estragos em Erechim , Barão de Cotegipe e Passo Fundo


POR: GZH Passo Fundo
25-10-2024 - 06:16
COMPARTILHAR
icon-facebook icon-twitter icon-whatsapp


O temporal que atingiu o RS durante esta quinta-feira (24), causou estragos em Erechim e Barão de Cotegipe, no norte gaúcho.

No final da tarde, o prefeito de Erechim, Paulo Polis, e a secretária de administração, Izabel Ribeiro, assinaram o decreto nº 5.860, que declara situação de emergência em toda a área da cidade.

Segundo a Defesa Civil, são 185 casas danificadas pela chuva e fortes rajadas de vento que chegaram a até 122 km/h. Quedas de árvores foram registradas. Ninguém se feriu.

Entre os bairros atingidos estão Presidente Vargas, Agrícola, Cotrel, Liberdade, Cristo Rei, Poletto, Progresso, Industrial e Rio Tigre.


A Defesa Civil segue atualizando os números de famílias e bairros atingidos no município. O coordenador do órgão em Erechim, Vagner Manica, orienta as pessoas a solicitarem lonas, se necessário, na sede da Defesa Civil e no Corpo de Bombeiros.


— Também temos várias equipes nas ruas entregando lonas. Por isso, o número atualizado de famílias atingidas deve ser divulgado somente depois — afirma.


Erechim também enfrenta falta de água. Segundo a Corsan, o problema é causado por desabastecimento de energia. "A falta de luz, em função do temporal, paralisou a captação de água na barragem do rio Ligeirinho para tratamento, e o nível de armazenamento dos reservatórios baixou", diz nota da companhia. A expectativa é que a eletricidade retorne durante a próxima noite.


Em Barão de Cotegipe, ao menos 55 casas foram destelhadas pelo temporal. Segundo informações dos Bombeiros Voluntários do município, a cidade está sem energia elétrica desde as 14h.


A concessionária RGE, que atende a cidade, registrava, por volta das 17h30min, 150 mil clientes sem energia elétrica. A região norte é uma das mais afetadas, segundo a empresa.


Corpo de Bombeiros Voluntários de Barão de Cotegipe segue realizando a distribuição de lonas e auxiliando na cobertura das residências.


O telhado da residência de Teresinha Biasus, 75 anos, foi um dos danificados em Barão de Cotegipe. Ela estava em casa na hora do temporal.


— Foi um susto. Ainda estou com as pernas tremendo. Já moro aqui há uns 40 anos. Já tinha dado temporal, mas não assim como esse — disse.


O Corpo de Bombeiros Voluntários da cidade distribui lonas e auxilia na cobertura das residências. Até o momento não há informação de feridos nos municípios atingidos.




Também em Passo Fundo as chuvas no início de tarde de ontem (24), causaram danos em algumas residências em diversos bairros da cidade. As ocorrências atendidas pela Defesa Civil Municipal e apoio dos Bombeiros foram:

35 atendimentos:

– 33 destelhamentos

– 1 alagamento

– 1 queda de árvore na via (sem danos)

Não há relato de pessoas feridas, desabrigadas ou desalojadas.

Distribuição de 33 kits de lona com 10m de comprimento.


MAIS LIDAS DA SEMANA

MAIS LIDAS DA SEMANA

VER MAIS NOTÍCIAS