Fiscalização Ambiental em Tapejara resulta em notificações e autuações por crimes ambientais || 100e7 FM - A Rádio do Seu Coração
Rancho Premiado Centro
POLÍCIA

Fiscalização Ambiental em Tapejara resulta em notificações e autuações por crimes ambientais


26-11-2024 - 06:03
COMPARTILHAR
icon-facebook icon-twitter icon-whatsapp


Na manhã desta segunda-feira (25/11/2024), uma guarnição do 2º Grupo Ambiental da 2ª Companhia Independente de Polícia Ambiental de Caxias do Sul realizou fiscalizações em Tapejara, após receber denúncias de diversas infrações ambientais. As operações foram direcionadas a diferentes locais da cidade.


A primeira ação ocorreu em um estabelecimento localizado no município de Tapejara, onde foi constatado o funcionamento irregular de uma chapeação e pintura de veículos automotores. O local, que se caracterizava como um potencial poluidor, operava sem a devida licença ambiental, além de estar em desacordo com a legislação vigente. Diante da infração, foi lavrado um Termo Circunstanciado contra o responsável pelo estabelecimento.


Logo em seguida, a equipe ambiental deslocou-se para o centro de Tapejara, onde investigou uma denúncia sobre o depósito irregular de sucatas e outros materiais. No local, foi verificado que a atividade de reciclagem estava desativada, mas o material reciclável ainda se encontrava no depósito. O responsável foi notificado e orientado a proceder com a destruição adequada do material, conforme as exigências ambientais.


Na parte da tarde, outra ação de fiscalização foi realizada na localidade de Linha Três, no interior do município, em atendimento à denúncia de desmatamento. Ao chegar no local, a guarnição identificou um parcelamento irregular de solo, no qual terrenos foram fracionados em pequenas chácaras e vendidos sem a licença do órgão ambiental competente. Além disso, foi constatada a destruição de vegetação nativa e a intervenção em áreas de preservação permanente, configurando crimes ambientais. Levantamentos topográficos e fotográficos foram feitos para identificar todos os envolvidos no crime, que responderão pelas infrações cometidas.


Ainda na tarde de segunda-feira, os policiais ambientais continuaram o trabalho de levantamento topográfico e identificação dos responsáveis por danos ambientais e loteamento irregular no perímetro urbano de Tapejara. As ações fazem parte de um esforço contínuo para garantir a conformidade com as leis ambientais e coibir práticas que prejudiquem o meio ambiente.


As fiscalizações realizadas pelo 2º Grupo Ambiental da 2ª Companhia Independente de Polícia Ambiental de Caxias do Sul evidenciam o compromisso das autoridades na proteção do meio ambiente e no combate a crimes ambientais na região.

GALERIA

MAIS LIDAS DA SEMANA

MAIS LIDAS DA SEMANA

VER MAIS NOTÍCIAS