Um dos ginásios mais tradicionais de Passo Fundo está prestes a voltar a ser administrado pela prefeitura. O Ginásio do Teixeirinha, localizado às margens da ERS-324, estava sob responsabilidade do Sport Clube Gaúcho desde 2015. Nesse período, foi utilizado poucas vezes para atividades esportivas, e a estrutura acabou desassistida.
Os próximos passos agora são a autorização oficial da mudança de gestão, que deve ocorrer nos próximos meses. O Conselho Municipal de Desporto aprovou a devolução do ginásio à prefeitura, e agora os trâmites estão sob responsabilidade da Procuradoria-Geral do Município. A direção do Gaúcho deve concordar com a mudança, tendo em vista um melhor aproveitamento da estrutura.
Após reassumir a administração do ginásio, a prefeitura realizará um estudo para identificar as melhorias necessárias e definir a nova funcionalidade do espaço. O prazo para a conclusão desse estudo não foi informado.
O processo que concedeu o ginásio ao Gaúcho foi sancionado em janeiro de 2015, com um prazo inicial de 20 anos, podendo ser prorrogado por igual período. Entretanto, devido à falta de uso e de investimentos, a devolução do local à prefeitura de Passo Fundo está sendo debatida.
Um dos últimos eventos esportivos realizados no ginásio foi em novembro de 2019, quando o local sediou um espetáculo de patinação. Na ocasião, mais de 2 mil pessoas prestigiaram o evento, que contou com a participação de 170 patinadoras. Atualmente, parte da estrutura está sendo utilizada para equipamentos de academia do Gaúcho, enquanto o restante do ginásio necessita de melhorias.