Tapejara decreta situação de emergência devido à estiagem || 100e7 FM - A Rádio do Seu Coração
Pede aí de tapejara centro
RURAL

Tapejara decreta situação de emergência devido à estiagem


11-03-2025 - 06:09
COMPARTILHAR
icon-facebook icon-twitter icon-whatsapp


Nesta segunda-feira, 10 de março, o prefeito de Tapejara, Evanir Wolff (Big), assinou o decreto que declara situação de emergência no município devido à estiagem prolongada. A decisão foi tomada após um levantamento detalhado das perdas, realizado pela Emater/RS-Ascar, em parceria com entidades do setor agrícola e financeiro.


O decreto vinha sendo estudado pelo Poder Público com o objetivo de reunir todas as informações necessárias para que a documentação enviada ao Governo do Estado fosse consistente. O levantamento conduzido pela Emater/RS-Ascar incluiu dados sobre as perdas na agricultura, pecuária e demais setores impactados, garantindo que as informações fossem as mais completas possíveis para viabilizar a homologação da situação de emergência pelo Governo Estadual. O decreto classifica a estiagem como COBRADE 1.4.1.1.0, uma classificação técnica que atesta a severidade do evento climático.


O prefeito Big destacou que a administração municipal tem mantido diálogo constante com entidades como o Sindicato Rural, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, cooperativas e instituições bancárias para estruturar o decreto de forma técnica. Segundo ele, esse trabalho preventivo é fundamental para evitar inconsistências que poderiam comprometer a homologação da emergência e o acesso a auxílios por parte dos produtores. 


Além disso, ressaltou que o estudo minucioso da situação levou tempo para garantir que todas as informações fossem coletadas corretamente, evitando possíveis falhas que pudessem impedir a aprovação do pedido. Outro ponto destacado no decreto é a mobilização da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, que ficará responsável por coordenar ações emergenciais no município.


Com a oficialização do decreto, o governo municipal reafirma seu compromisso com o setor agrícola do município. “Sempre estaremos ao lado dos produtores rurais, valorizando e apoiando quem sustenta a nossa economia. Agora, encaminharemos toda a documentação para os órgãos estaduais e federais, buscando medidas de apoio que possam minimizar os impactos da estiagem nas propriedades rurais de Tapejara”, comentou Big.

MAIS LIDAS DA SEMANA

MAIS LIDAS DA SEMANA

VER MAIS NOTÍCIAS