A Prefeitura de Tapejara, por meio da Secretaria de Educação, firmou uma parceria com o Sicredi Altos da Serra RS/SC para implementar o projeto Cooperativas Escolares na rede municipal de ensino. A iniciativa tem como objetivo incentivar o empreendedorismo e despertar nos alunos do 6º ao 8º ano o espírito cooperativista e social. O programa será inicialmente implantado em duas escolas municipais e integrará a grade curricular.
O projeto é desenvolvido em parceria com instituições de ensino que adotam os princípios e valores do cooperativismo como proposta educativa. Os estudantes assumem o protagonismo, realizam pesquisas, exploram temas e compartilham conhecimentos. Com o apoio de um professor orientador, eles criam suas próprias cooperativas educativas e vivenciam na prática conceitos como cooperação, trabalho em equipe e planejamento.
O programa é estruturado em fases, cada uma com um objetivo específico, e utiliza uma trilha de aprendizagem cooperativa gamificada. A Cooperativa Escolar é uma iniciativa educativa sem fins lucrativos, organizada no contraturno escolar, na qual os estudantes desenvolvem atividades sociais, econômicas e culturais alinhadas aos princípios do cooperativismo. A proposta amplia as oportunidades de aprendizado e permite que crianças e adolescentes experimentem, na prática, os valores cooperativistas.
Na semana passada, representantes do Sicredi estiveram na Prefeitura de Tapejara para apresentar os detalhes do projeto e alinhar as etapas de implementação. O encontro contou com a participação do prefeito Evanir Wolff (Big), da secretária de Educação, Jaqueline Palma, do presidente do Sicredi Altos da Serra RS/SC, Mário Antônio Maurina, dos gerentes das agências do Sicredi de Tapejara, Uilquer de Andrade e Lucas Pasquali, da coordenadora-geral de Educação, Cláudia Dall’Igna, e do analista de desenvolvimento do cooperativismo do Sicredi, Fabiano Dalcin.
A expectativa é de que a iniciativa amplie as oportunidades de aprendizado para os estudantes, incentive a formação de futuros empreendedores e fortaleça o engajamento com a comunidade. O projeto deve ter início em breve, consolidando a parceria entre a administração municipal e a instituição financeira cooperativa, com o propósito de transformar a educação e estimular o protagonismo juvenil.
“O incentivo ao empreendedorismo é uma das prioridades do nosso governo, pois acreditamos que oferecer qualificação e oportunidades de aprendizado para os jovens é fundamental para o desenvolvimento da nossa cidade. A parceria com o Sicredi está alinhada a esse propósito, pois proporciona aos estudantes uma vivência prática dos valores cooperativistas e do trabalho em equipe, o que contribuirá para a formação de cidadãos mais preparados para o futuro”, destacou o prefeito Big.