Com a participação de cerca de 5.500 pessoas, entre associados, familiares e colaboradores, a Coasa encerrou o cronograma de Encontros Regionais da Família Coasa, evento que percorreu todas as unidades da cooperativa ao longo dos últimos dois meses. O último encontro, realizado nesta terça-feira, 01/04, em Água Santa, marcou também o encerramento das ações alusivas aos 30 anos da Coasa, celebrados na mesma data.
A campanha comemorativa das três décadas da cooperativa teve início em 15 de outubro de 2024, durante o Encontro Mulher Coasa. A data escolhida remete ao momento em que, em 1994, a Assembleia Geral Extraordinária definiu a primeira diretoria e aprovou o mutirão que viabilizou a construção da primeira unidade de recebimento de cereais. Já a data de 1º de abril marca o ato inaugural das primeiras instalações da Coasa e o início das atividades comerciais, em 1995.
Desde então, a Coasa cresceu e consolidou-se como referência para seus associados e para a região, impulsionando o desenvolvimento da produção agropecuária e fortalecendo as comunidades onde atua. Os Encontros Regionais da Família Coasa, que acontecem anualmente, levam informação e transparência diretamente aos produtores, em suas localidades. Neste ano, foram 16 momentos de interação entre associados e seus familiares, colaboradores e gestores da cooperativa.
Os eventos trouxeram um olhar especial para a história da Coasa, por conta das comemorações dos 30 anos, mas também estiveram voltados ao futuro da cooperativa. Por exemplo, na ocasião do encontro de Tupanci do Sul, foi realizada a inauguração da unidade de Barracão, situada na Comunidade de Pontão. Além disso, foi feita a apresentação do balanço financeiro do ano anterior e o planejamento para os próximos meses.
A participação expressiva dos associados, com a adesão ao tradicional passaporte solidário, proporcionou doações para cada uma das comunidades com atuação da cooperativa. Ao encerrar essa jornada de encontros, a Coasa reafirma sua missão de cooperar para desenvolver, mantendo-se fiel aos princípios que nortearam sua fundação e olhando para o futuro com responsabilidade e inovação.
“Foi bem expressiva a participação nos nossos Encontros Regionais da Família, inclusive de jovens. Isso mostra que nós conseguimos promover um crescimento em conjunto com os nossos associados e com os nossos colaboradores. E com essa expansão, conseguimos chegar em diferentes municípios, promovendo o cooperativismo que é algo que prioriza a inclusão e que ajuda a desenvolver as comunidades. Eu vejo que a Coasa inclui pessoas não só no aspecto econômico, mas também no aspecto social. E toda vez que você inclui alguém a mais, isso é uma força que se gera. Com certeza a Coasa ainda tem vida muito longa pela frente”, disse o presidente, Orildo Germano Belegante.