Entre os dias 22 e 27 de julho, integrantes da equipe técnica da Coasa participaram de uma missão técnica nos Estados Unidos. A viagem foi organizada em parceria com a Brandt, empresa norte-americana do setor agrícola, parceira da cooperativa. A ação teve como objetivo aprofundar o conhecimento sobre o sistema produtivo de soja e milho, as estratégias adotadas por produtores locais e a atuação das cooperativas no contexto agrícola dos EUA.
Durante os cinco dias, a comitiva conheceu a estrutura da Brandt e sua área de pesquisa em Springfield, propriedades rurais de diferentes perfis, além da Universidade de Illinois, na cidade de Champaign – a instituição é referência em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para o agro. Durante o roteiro, o grupo visitou a fazenda da Família Marty, que está na quarta geração de gestão rural. A conversa com os produtores trouxe reflexões sobre sucessão familiar, organização da propriedade e os principais desafios enfrentados no campo americano, especialmente no que diz respeito à legislação e à instabilidade de políticas agrícolas.
Para Ronaldo Scariot, integrante da equipe técnica da Coasa, o ponto alto da experiência foi a visita técnica à área de pesquisa da Brandt e à Universidade de Illinois. Ele destaca que “é uma realidade bem diferente da nossa. Por exemplo, o solo tem uma fertilidade natural alta. Eles precisam fazer calagem também, mas não com tanta frequência. E aqui é a cultura principal ainda continua sendo o milho, ocupando, aproximadamente, 55% das áreas e o restante seria para a soja, pois ainda é o que mais produz e o que mais dá lucro. No caso dos produtores que a gente visitou, em média, eles colhem acima de 200 sacas. O ano passado, por exemplo, na área de pesquisa da Brandt, acabaram colhendo 300 sacas”.
Participaram da comitiva os engenheiros agrônomos Ronaldo Panisson Scariot, Marcos José Zucchi e Vinicius Kunz, além do técnico agrícola Catio Cesar de Conto. O grupo retornou com informações técnicas e estratégicas que devem contribuir com os programas da cooperativa e com a qualificação do atendimento prestado aos associados no dia a dia das suas propriedades.