Coasa recebe Selo do Programa GHG Protocol de descarbonização || 100e7 FM - A Rádio do Seu Coração
🎧  Ouça AGORA 100e7 FM
Clube Caiobá
MEIO AMBIENTE

Coasa recebe Selo do Programa GHG Protocol de descarbonização


07-08-2025 - 13:51
COMPARTILHAR
icon-facebook icon-twitter icon-whatsapp

A Coasa está entre as cooperativas brasileiras reconhecidas por suas iniciativas de mensuração, gestão e transparência nas emissões de gases de efeito estufa - GEE, no ciclo mais recente do Programa Brasileiro GHG Protocol, criado ainda em 2008 pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas em parceria com uma série de entidades e instituições, incluindo o Ministério do Meio Ambiente.


Esse reconhecimento está relacionado a um projeto piloto, incentivado pelo Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), que buscou a aplicação do protocolo GHG no ambiente das cooperativas, reforçando o papel das mesmas como agentes ativos da agenda climática nacional. A atividade teve como escopo contabilizar as emissões realizadas e descrevê-las em um inventário.


"Nós mapeamos o processo operacional de armazenagem de grãos das unidades de Gentil, Caseiros e Lagoa Vermelha e, também, os processos da sede administrativa. Foi feito o detalhamento da logística e do combustível utilizado com a frota da cooperativa (carretas, caminhões e caminhonetes), o consumo de energia elétrica e o destino dos resíduos, para buscar medir a emissão de carbono para o meio ambiente. Esses dados resultaram no Inventário de Emissões da Cooperativa Coasa, premiado com o Selo Prata”, explica a superintendente administrativa, Aline Perozzo Bacega.


Para o presidente da cooperativa, Orildo Germano Belegante, a distinção reforça o compromisso da Coasa com a sustentabilidade e com o incentivo à adoção de práticas responsáveis em toda a cadeia produtiva. “Foi um privilégio ter sido convidado para participar deste projeto e, mais ainda, por ter recebido esse reconhecimento através do Selo Prata. Já trabalhamos esse tema com nossos associados, promovendo uma agricultura sustentável. Agora, a cooperativa se mostra atenta também em seus processos internos, de uma forma que resulte em menos emissões de gases do efeito estufa ”.


A entrega dos selos aconteceu durante o Evento Anual GHG Protocol 2025, realizado na terça e na quarta-feira, dias 5 e 6 de agosto, em São Paulo. O encontro reuniu mais de 500 organizações que publicaram seus inventários no Registro Público de Emissões. Ao todo, 29 representantes do cooperativismo brasileiro participaram do evento com inventários publicados, sendo que a Coasa foi a única  gaúcha do setor  agropecuário, certificada com o Selo Prata, o reconhecimento pelo trabalho de gestão nas emissões de carbono.

MAIS LIDAS DA SEMANA

MAIS LIDAS DA SEMANA

VER MAIS NOTÍCIAS