O programa socioambiental "De Olho no Óleo" foi lançado em Tapejara nesta quinta-feira (7), na sede do Rotary Club. A iniciativa desenvolvida pela Corsan busca conscientizar a população sobre os impactos do descarte irregular do óleo de cozinha.
A partir de agora, os tapejarenses poderão descartar o óleo usado em postos de coleta instalados em estabelecimentos comerciais distribuídos pela cidade. Os locais vão contar com coletores identificados, rótulo e informações do programa.
Conforme a Corsan, o óleo recolhido poderá ser vendido para empresas fabricantes de sabão e indústrias de biocombustíveis e segundo o presidente da Comissão do Meio Ambiente do Rotary Club, Joelson Antonio Carminatti, a venda poderá ajudar na aquisição de materiais ortopédicos que serão doados ou emprestados para a comunidade.
“O que iria contaminar tubulações e a natureza será coletado e poderá ser comercializado, para que a renda seja revertida em peças como muletas, cadeiras de rodas, cama hospitalar e outros produtos”, diz Carminatti.
Além da coleta, o programa também prevê a realização de oficinas em escolas e grupos comunitários, com o objetivo de orientar sobre o descarte correto do óleo e ensinar a produção de sabão ecológico e detergente a partir do resíduo.
Os perigos do descarte irregular
Se descartado de forma inadequada, como em pias ou vasos sanitários, o óleo causa danos às redes de esgoto e ao meio ambiente. Um litro de óleo descartado de maneira irregular pode contaminar até 25 mil litros de água potável.
Programa "De Olho no Óleo" é lançado em Tapejara