Com o objetivo de promover um plano único que favoreça todos os municípios do Norte do RS em questões de infraestrutura, Tapejara sediou na manhã desta quinta-feira (11), um encontro que reuniu representantes das Associações Comerciais e Industriais (ACIs), prefeitos da Região da Produção e empresários.
Entre as pautas levantadas durante o encontro, as principais foram a situação das rodovias da região Norte, a busca pela desburocratização dos processos públicos e a construção de planos de investimento de longo prazo.
O encontro coordenado pela Federasul, teve como objetivo a estruturação de uma comissão que vai reunir um presidente de cada ACI ligada à Federasul - Região da Produção, e um empresário de cada município indicado pela ACI. A comissão será responsável por construir planos para que os municípios, em conjunto, busquem recursos para realizar obras que favoreçam toda a região Norte.
"Os problemas dos municípios são parecidos. A forma como nós Federasul podemos interagir e auxiliar é unindo esforços. Temos o poder de mobilização. Unir empresários, presidentes das associações comerciais e prefeitos em uma pauta única", explica o vice-presidente regional da Federasul, Evandro Silva.
A indicação dos empresários pelas ACIs deve acontecer até o dia 26 de setembro. No dia 14 de outubro está prevista a realização da primeira reunião para o planejamento dos planos da comissão.
Reivindicações de Tapejara
Segundo o prefeito de Tapejara, Evanir Wolff (Big), o município vai apresentar para a comissão a busca por duas obras principais: a ligação asfáltica entre Tapejara e Água Santa e a reinvindicação por melhorias na ERS-463, que liga Tapejara à Coxilha.
"Através de mobilizações e entidades as conquistas vem de maneira positiva. Já tivemos grandes exemplos disso como o Asfalto Urgente e Pequenas Obras e Grandes Negócios" destaca Wolff.
Indicação de Tapejara
De acordo com o presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócios de Tapejara (Acisat) , Marcelo Zanchetta, a participação do setor empresarial é fundamental para o planejamento e execução dos projetos que serão propostos pela comissão. A escolha
"Estamos em uma região muito produtora, seja no campo das indústrias, no campo agrícola ou pecuário. A gente precisa de uma infraestrutura boa para poder escoar essa produção e fazer nossas indústrias crescerem", comenta Zanchetta.