O município de Vila Lângaro confirmou a adesão ao Programa Estadual de Controle do Simulídeo (mosquito borrachudo) em reunião técnica. O encontro ocorreu na 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, em Passo Fundo, para orientar as ações de combate ao inseto na região.
Durante a reunião com especialistas da coordenadoria, a comitiva municipal recebeu instruções sobre a aplicação correta do biolarvicida BTI, produto utilizado para eliminar as larvas nos córregos. A eficácia do controle depende da aplicação contínua e da preservação das margens dos rios, evitando o acúmulo de matéria orgânica que serve de criadouro para o mosquito.
Para fortalecer as ações locais, a administração municipal vai alterar a legislação para custear 100% do valor do larvicida, que atualmente tem 50% de subsídio. Além da distribuição do produto, a prefeitura coordenará capacitações para a comunidade e atividades educativas nas escolas municipais e estadual.
Participaram do encontro em Passo Fundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Douglas Biasotto, a enfermeira da Vigilância em Saúde, Ana Carolina da Silva, a engenheira ambiental, Renata Panisson, e a extensionista da Emater, Rose Santi.