Passo Fundo teve mais de dois mil casos e três óbitos por dengue em 2024 || 100e7 FM - A Rádio do Seu Coração
Sicredi Centro Novembro
SAÚDE

Passo Fundo teve mais de dois mil casos e três óbitos por dengue em 2024


POR: Uirapuru
26-12-2024 - 07:59
COMPARTILHAR
icon-facebook icon-twitter icon-whatsapp


O ano de 2024 está encerrando e mais uma vez foi marcado pela infestação de mosquitos da dengue e de vários casos da doença em Passo Fundo. De acordo com a chefe do Núcleo de Vigilância Ambiental em Saúde, Ivânia Silvestrin, o ano está fechando com quase dois mil casos de dengue no município. O número é praticamente o dobro de 2023, quando foram cerca de 900 casos. Tiveram ainda três óbitos em função da dengue.



Ivânia acredita que o elevado volume de chuvas durante o ano, contribuíram para aumentar os criadouros do mosquito e, consequentemente, elevar os casos da doença. A especialista alerta que as pessoas que tem comorbidades como pressão alta, diabetes, entre outras, o risco é alto para ter complicações caso pegue a doença. Ivânia ressalta que a principal forma de prevenção é o cuidado com a água parada, por isso, é importante que as pessoas tirem um tempo para fiscalizar o pátio e pontos que podem acumular água. O descarte irregular de resíduos também contribuem para ser criadouros do mosquito.



De acordo com ela, os bairros que tiveram maior incidência de casos foram o Annes, São José e Centro. Nesses locais foram intensificadas as fiscalizações e visitas as residências para alertar a população dos riscos e cuidados.



A chefe da Vigilância em Saúde alerta ainda que os meses de janeiro e fevereiro costumam ser de aumento de casos e de focos da doença, por isso, é fundamental a contribuição de toda a população para enfrentar o problema.

MAIS LIDAS DA SEMANA

MAIS LIDAS DA SEMANA

VER MAIS NOTÍCIAS