O grupo de voluntários Protetores Caseiros está mobilizado para arrecadar doações e custear o tratamento da cadela que sofreu mutilações graves no último fim de semana, em Caseiros. O animal teve as duas patas dianteiras cortadas e precisou amputar uma das patas traseiras, em um caso que chocou a comunidade e repercutiu em todo o Estado.
As doações têm como objetivo cobrir os custos com medicações, cirurgia e a futura colocação de próteses. O crime ocorreu no sábado, dia 19 de julho, e foi registrado em vídeo por uma testemunha. Nas imagens, o tutor, um homem de 63 anos, aparece sentado com uma faca na mão, enquanto a cadela, ferida, tenta se mover com dificuldade pelo chão.
Quem quiser colaborar pode fazer doações via Pix para o número (54) 99922-8531, que também funciona como WhatsApp. O grupo também disponibiliza informações e atualizações sobre o caso através do Instagram @protetorescaseiros.
Tutor foi preso preventivamente
O acusado, que era responsável pelo animal, foi preso em flagrante no dia do crime e teve a prisão preventiva decretada na segunda-feira, dia 21, após audiência de custódia. Na ocasião, o homem alegou ter cometido o ato porque a cadela estaria atacando galinhas.
O juiz Gabriel Pinos Sturtz, da Comarca de Sananduva, rejeitou o pedido da defesa para que o réu respondesse em liberdade. Na decisão, o magistrado classificou o comportamento como uma “perversidade incompatível com os princípios mais elementares de humanidade e convivência civilizada”, ressaltando ainda o “desprezo absoluto pela vida e pelo sofrimento do ser vivo”.
O caso segue sendo acompanhado por autoridades e por entidades de proteção animal. A cadela está recebendo cuidados e passa por acompanhamento veterinário intensivo.