Eternizar o presente, homenagear o passado e inspirar o futuro. Com essa premissa o projeto "Olhares de Tapejara", convida a comunidade tapejarense a participar de três concursos criativos que promovem a preservação da cultura local por meio de fotografias, desenhos e escrita.
"O [objetivo] do Olhares de Tapejara é buscarmos a paixão pela nossa terra. Pelos 70 anos de Tapejara. Estamos trazendo o passado, o presente e projetando o futuro de Tapejara através desse projeto, fazendo com que as pessoas busquem suas memórias de sete décadas de constituição", explica a coordenadora de ensino fundamental de Tapejara, Elaine Hanel.
Com iniciativa da Prefeitura de Tapejara, por meio da Secretaria de Educação o projeto conta com parceria do Instituto Educacional Vívere, e faz parte da programação de 70 anos do município.
"Através deste projeto super artístico e bonito, esperamos que a população possa interagir e mostrar o seu amor por Tapejara, através de fotos, desenhos e cartas", destaca a especialista do instituto Vívere, Dalila Quadros.
O concurso
As inscrições para o concurso de fotografia "Olhares Inspiradores - Como Tapejara me Encanta?", abriram no dia 10 de julho e seguem até o dia 30 de agosto. Nele os tapejarenses devem registrar por meio da fotografia o presente de Tapejara, mostrando sua visão sobre o que o município representa.
O concurso 'Olhares Inspiradores - Tapejara dos Sonhos", convida a comunidade a imaginar o futuro de Tapejara através do desenho. As inscrições dos desenhos seguem até o dia 03 de setembro.
Já o concurso "Olhares Inspiradores - Eu e Tapejara: uma relação afetiva", utiliza da escrita de cartas para relembrar histórias e também apresentar esperanças para o futuro do município. As inscrições do concurso de cartas se encerram no dia 13 de outubro.
Os concursos são também divididos em quatro categorias de idade:
- crianças do Ensino Fundamental I;
- crianças do Ensino Fundamental II;
- jovens a partir de 15 anos e adultos até 60 anos;
- e pessoas com mais de 60 anos.
Ainda dentro do concurso, as dez melhores fotografias e os dez melhores desenhos de cada categoria serão premiados com quadros personalizados, entregues em sessão solene. As cartas serão depositadas em uma cápsula do tempo, que será aberta nas comemorações de 80 anos de Tapejara.