🎧  Ouça AGORA 100e7 FM
economico
SAÚDE

Água Santa suspende aulas devido ao aumento de casos de mão-pé-boca


POR: Vinicius Comel - 100e7
30-09-2025 - 09:23
COMPARTILHAR
icon-facebook icon-twitter icon-whatsapp


Divulgação

As aulas na Escola Padre Raimundo Damin de Água Santa, foram suspensas até a sexta-feira (3), devido ao aumento no registro de casos da doença mão-pé-boca (DMPB) entre os estudantes da instituição. O anúncio foi realizado por meio de comunicado nas redes sociais da Prefeitura, nesta segunda-feira (29).

O retorno das atividades está previsto para a próxima segunda-feira (6).

Confira o comunicado na íntegra:

"A Secretaria Municipal de Educação e Cultura informa que, devido ao aumento significativo de casos da síndrome mão-pé-boca entre os estudantes, as aulas das Escola Pe. Raimundo Damin estarão suspensas até o final desta semana como medida preventiva de saúde.

O retorno das atividades escolares está previsto para a segunda-feira, dia 06 de outubro. 

Reforçamos a importância dos cuidados com a higiene das crianças e solicitamos que, em caso de sintomas, os responsáveis procurem atendimento médico e evitem o contato com outras crianças.

Contamos com a compreensão e colaboração de todos."


Sintomas

Os principais sintomas da doença são o surgimento de bolhas e feridas nas regiões das mãos, dos pés e da boca, podendo se espalhar para outras regiões como as nádegas. Outros sintomas como febre alta e mal-estar, antecedem o surgimento das lesões.  

Transmissão

Segundo a Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde, a transmissão de DMPB acontece através do contato direto entre pessoas infectadas pelo vírus ou com fezes, saliva e outras secreções. Alimentos e objetos contaminados também podem transmitir o vírus.

Prevenção

Por se tratar de um vírus, a principal forma de prevenção são os cuidados com a higiene, como lavar as mãos frequentemente com água e sabão, desinfetar superfícies e brinquedos, e evitar o contato próximo com pessoas doentes.

A DMPB

A DMPB é Um vírus da família Picornaviridae e normalmente habita o sistema digestivo. Os vírus que mais frequentemente causam a doença são o Enterovirus 71 e o Coxsackievirus A16. Geralmente, é uma doença autolimitada, com um curto período de incubação de 3 a 6 dias. Embora seja mais comum em crianças de até cinco anos de idade, também pode atingir adolescentes e adultos. Seu nome se deve ao fato de que as lesões aparecem em sua maioria nas regiões das mãos, dos pés e da boca. Mesmo depois de recuperada uma pessoa que teve DMPB, pode transmitir o vírus pelas fezes por até  quatro semanas. 

MAIS LIDAS DA SEMANA

MAIS LIDAS DA SEMANA

VER MAIS NOTÍCIAS