Terceira maior produtora de biodiesel do mundo investe em "parcerias familiares" no Rio Grande do Sul || 100e7 FM - A Rádio do Seu Coração
Rancho Premiado Centro
ECONOMIA

Terceira maior produtora de biodiesel do mundo investe em "parcerias familiares" no Rio Grande do Sul


26-03-2024 - 08:22
COMPARTILHAR
icon-facebook icon-twitter icon-whatsapp


Grupo Potencial amplia e diversifica operações no Rio Grande do Sul valorizando potencial econômico e geracional de famílias locais. 


Porto Alegre, março de 2024. Na Avenida Wenceslau Escobar, no bairro Tristeza, o Posto de Combustíveis Dioga, um dos mais tradicionais da capital, substituiu a marca de distribuição de combustível. A nova parceira agora leva a marca do exponencial Grupo Potencial, maior produtor de biodiesel do Brasil e terceiro maior do mundo. À primeira vista, trata-se de uma movimentação corriqueira no setor de combustíveis. Negócios são fechados e encerrados a todo o tempo.  Seria, se não fosse o fato de que o Rio Grande do Sul e o Grupo Potencial vem, ao longo dos anos, construindo uma relação de negócios sólida e em crescimento constante. 


O Posto Dioga, na capital gaúcha, é parte de um programa de expansão da rede de postos que hoje conta com mais de 30 estabelecimentos, distribuídos em 27 municípios no Rio Grande do Sul, o que evidencia a vocação do Grupo Potencial- que é uma empresa 100% familiar - em impulsionar projetos com a força dos negócios familiares. Exemplo disso está na cidade de Caseiros, localizada a 261 km de Porto Alegre. Com sua base econômica firmada na agricultura familiar Caseiros detém um dos maiores postos do Grupo no Rio Grande Sul.  


Na capital, a escolha não foi diferente. Um negócio celebrado entre empresas com DNA 100% familiar. “O Posto Dioga tem total sinergia com a história da Potencial. É uma empresa 100% familiar, atuando no mercado de revenda de combustíveis há mais de 50 anos. Como a Potencial, que atua no mercado de combustíveis desde o ano de 1954. Então isso demonstra que empresas familiares, bem geridas, conseguem perpetuar com solidez e atingir o sucesso”, disse Carlos Eduardo Hammerschmidt, vice-presidente do Grupo Potencial.


Para Marcos Henkes, executivo do Posto Dioga, a parceria com o Grupo Potencial abre uma nova fase nos negócios da família, já tradicionais em Porto Alegre. “Essa mudança nos trouxe uma nova energia, uma maior competitividade no mercado e uma movimentação que já era necessária para o Dioga. O Grupo Potencial representa uma marca sólida, da mesma forma em que nós sempre fomos. Unir a força das duas marcas é uma transformação para nós visando a expansão do nosso negócio”, pontuou.


Desenvolvimento econômico a partir de negócios familiares


Dona de uma gestão modernizada, com claros objetivos de expansão e crescimento, além de uma sólida cultura de governança, o Grupo Potencial é dono do mais moderno complexo industrial de Biodiesel do Brasil e um dos mais modernos do mundo. Sua capacidade produtiva anual segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) é de 900 milhões de litros ano.


A força motriz do Grupo Potencial tem como base a produção de biodiesel sendo o óleo vegetal (75%) e a gordura animal (25%) utilizados. Esses compostos têm como matéria prima o óleo degomado de soja, resíduos de gorduras animal (bovina, suína e de aves) e o óleo de cozinha usado que beneficiam cerca de 25 mil famílias nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Alagoas e Sergipe. “O impacto econômico nas regiões em que os investimentos do Grupo ocorrem é indiscutível. No entanto, a força motriz do negócio, tanto dentro do Grupo Potencial, quanto nas atividades desempenhadas pelos parceiros do grupo, está no DNA familiar, no fator geracional, no trabalho em família movido pelo crescimento e pela prosperidade em unidade. É isso que enxergamos em cada propriedade da agricultura familiar, em cada Posto de Combustível, em cada empresário, empresária, agricultor, agricultora que soma seus esforços ao nosso projeto em busca da excelência e do desenvolvimento sustentável”, concluiu Hammerschmidt.


MAIS LIDAS DA SEMANA

MAIS LIDAS DA SEMANA

VER MAIS NOTÍCIAS

OPINIÃO