Uma pesquisa da Kantar IBOPE Media, realizada entre maio e julho de 2017 indicou que o brasileiro ouve rádio em média 4 horas e 40 minutos diariamente. Ainda segundo o Ibope, 35% dos ouvintes declararam ouvir rádio quando precisam de uma atualização rápida das notícias. Além disso, 32% disseram prestar atenção sempre ou quase sempre à publicidade veiculada no meio.
Recentemente nós também fizemos uma pesquisa com a galera que escuta a 100e7 e a média de horas por dia destinadas ao rádio ficou quase idêntica. Os objetivos com o contato com essa mídia também são os mesmos: informação - seja de notícias ou de as músicas que são novidade. Estas respostas comprovam que dificilmente o rádio será substituído por outras mídias. Isso, porque algumas características desse veículo são próprias dele e só dele e é sobre essas vantagens que eu vou falar agora.
CREDIBILIDADE
A primeira delas é a questão da credibilidade. Dificilmente você ouvirá uma fake news no rádio. Antes de ir ao ar, uma notícia passa por filtros e conferência de fontes para que uma mentira não seja difundida e prejudique até mesmo a reputação do veículo. Muitas pessoas, inclusive usam como recurso isso para confirmar se uma notícia é verdadeira ou falsa: “se foi noticiada pela rádio eu confio”.
NOTÍCIAS LOCAIS
Isso nos leva a uma segunda vantagem do rádio em relação a outras mídias: emissoras de rádio geralmente prezam por notícias locais, que têm envolvimento com a comunidade em que estão inseridas. Isso indica que o ouvinte interessado em saber o que está acontecendo em sua região - de notícias, festas a promoções, irá buscar isso onde pode encontrar de verdade.
LINGUAGEM SIMPLES E DIRETA
Além de encontrar informações locais, irá fazer isso de forma simples, direta, leve e descomplicada. Essa é a linguagem do rádio - direta. O que facilita tanto para quem está ouvindo, como para quem está anunciando. Para colocar um assunto em rádio não há burocracia, além de haver muitas formas de anunciar.
CAPACIDADE DE ADAPTAÇÃO
O rádio é muito versátil, pois sua mensagem pode ser repassada de várias formas, seja através de um patrocínio em um programa com conteúdo muito voltado ao seu negócio e ao seu público alvo, como uma entrevista ou chamada ao vivo ou mesmo nos tradicionais spots no intervalo comercial, que pode se diferenciar pelo conteúdo que utiliza.
O MAIS DEMOCRÁTICO DOS VEÍCULOS
Além dessa linguagem direta e versátil, o rádio também é um dos veículos mais democráticos. De acordo com os dados da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), mais de 88% dos lares do país possuem algum tipo de rádio – são mais de 200 milhões de aparelhos convencionais e nos automóveis são mais de 23 milhões. Na nossa pesquisa, a maioria das pessoas usa um aparelho de rádio tradicional para nos ouvir. O fato de chegar com rapidez e qualidade a lugares remotos do mundo, de uma forma que a televisão e a internet não fazem, é um grande diferencial. Além do que, ela é capaz de comunicar com pessoas de diferentes realidades!
MULTITAREFA
Um dos motivos para isso também é que você pode ouvir rádio fazendo outras coisas. Ele não limita sua atuação, você pode trabalhar ouvindo rádio, por exemplo, coisa que não faria assistindo TV ou lendo uma notícia na internet. Muitos profissionais de comunicação indicam o podcast como uma das apostas da área. Mas o que é o podcast senão o formato de rádio? BOA COMPANHIA Não podemos esquecer da nossa ligação afetiva com o rádio que é muito interessante, pois nos sentimos íntimos, em uma conversa e sempre em companhia com alguém quando ouvimos rádio.
RÁPIDO RETORNO
Todos esses fatos que eu acabei de falar culminam em um outro ponto muito importante do rádio - o retorno de um comercial feito é rápido e instantâneo. A sua campanha, seja ela bem elaborada, pode oferecer retorno imediato. O seu cliente final ouve, se interessa, consome ou no mínimo replica a informação.
INFLUENCIADORES
O que também ajuda muito nesse sentido é o papel do comunicador, locutor, que exerce grande papel de influenciador na compra, pois no momento que abre o microfone, ele transmite aquela mensagem como se fosse um amigo indicando um produto. Credibilidade, mensagem direta e simples, capacidade de adaptação, notícias locais, democrática, abrangente, retorno imediato, multitarefa, boa companhia e qualidade são algumas das características da comunicação em rádio que sua empresa pode aproveitar. Hoje com a correria do dia a dia e a quantidade infinita de informações em todas as mídias, ao contrário do que se pensava, o rádio se tornou mais forte ainda, se aliando com as novas tendências, com as redes sociais, os portais de notícias, com o novo jornalismo.
Aproveitar de toda essa estrutura é a grande sacada que sua empresa pode ter. Logicamente, você não precisa substituir uma mídia por outra - por exemplo, deixar de investir em redes sociais e investir só em rádio.
O que deve levar em conta é que podem ser mídias complementares e que talvez seu público seja mais atingido pelo rádio do que por anúncios na internet eventualmente.
Agora que você já sabe quais são as principais características e diferenciais do rádio, finalizo com algumas dicas!
-seja criativo na hora de pensar ou solicitar o seu anúncio.
-leve em conta o formato de rádio para desenvolvê-lo
-mensagem direta e simples.
-entenda quem é seu público e que tipo de informação ele gosta de consumir
-Se você tem um contrato fixo com a gente, mude seu anúncio com uma certa frequência e aproveite bem o seu espaço
-pense em formatos diferenciados, como patrocínios de programas e intervenções ao vivo
-se você não tem muito dinheiro para investir, faça um planejamento de datas importantes para o seu negócio e faça anúncios próximo a elas
-não deixa para anunciar em cima da hora em datas importantes, como dia das mães e natal, por exemplo.